Foram divulgados os ganhadores do Concurso Kaira Looro. O objetivo do concurso é doar vida a uma arquitetura sagrada e simbólica para toda a região, buscando melhorar as condições precárias da área de intervenção.
No dia 14 de maio de 2017, 18 projetos foram premiados oficialmente: 1º, 2º e 3º prêmios e 5 menções e 10 finalistas. O projeto vencedor receberá um prêmio em dinheiro e um estágio no Kengo Kuma Estúdio em Tokyo.
A ideia da competição é dar oportunidade e importância aos jovens arquitetos.
PRIMEIRO COLOCADO
Equipe: LIAFINAND – Polônia – Natalia Serafin, Paulina Gorecka, Anita Wisniewska
”Placas de madeira de palmeira vertical são rítmicamente inseridas seguindo o caminho que leva da aldeia ao longo da costa do rio, formando a estrutura. Tentando criar um corpo penetrando na paisagem da área, formando uma sólida forma sinuosa.
Através do layout dos caminhos queremos guiar as pessoas da aldeia para o pavilhão. A capela é uma inseparável parte do caminho…”
SEGUNDO COLOCADO
Equipe: SCURIANIA – Romênia – Tilvescu Maria, Stoian Hadrian
”O espaço sagrado é criado em torno do conceito de paz, proteção, introspecção. O volume é um cubo de 9 metros de largura. O bloco sólido de argila revela apenas o seu rachado, e com essa textura parece estar esperando pacientemente que seja descoberto.
A totalidade do edifício deve ser feita em materiais naturais, tais como argila e madeira, tendo sido completamente construído à mão, o espaço torna-se infundido com a energia dos seres, formando assim uma conexão permanente…”
TERCEIRO COLOCADO
Equipe: EANIDYDOM – Reino Unido – Sean Cassidy, Joe Wilson
”A nossa proposta é impulsionada pela comunidade e por todas as religiões. A Comunidade é o primeiro e mais importante deste
para se unir num mundo que pode ser divisivo. O design celebra o espírito das pessoas de Tanaf, criando um espaço que convida paz e espiritualidade. O edifício baseia-se em fontes locais, materiais sustentáveis, mas procura usá-los em novas formas inventivas…”
MENÇÃO HONROSA
Equipe: ANOBIAALY – Itália – Gaetano Carambia, Giacomo Fioratti
MENÇÃO HONROSA
Equipe: DIOPPIALY – Itália – Claudio Peppi, Americo Conte, Luca Marseglia, Luigi Palomba
MENÇÃO HONROSA
Equipe: RGEERAALY – Itália – Jorge Herrera,Inicio Uribe, Claudia Accetta
MENÇÃO HONROSA
Equipe: USZYGAAND – Polônia – Mateusz Pietryga, Marta Lata, Justyna Motyka
MENÇÃO HONROSA
Equipe: XINHUINA – China – Xin Hu, Sundus Al-Bayati
Para mais informações acesse a publicação onde apresentamos o concurso http://refarq.com/2017/01/24/kaira-looro/ ou então a página oficial do concurso http://www.kairalooro.com/competition/winningprojets_sacredarchitecture.html
VENHA CONHECER O TRABALHO DO NOSSO ESCRITÓRIO
REFERÊNCIA ARQUITETURA – Estratégias Bioclimáticas e Sustentáveis
CADASTRE-SE E RECEBA NOVIDADES SOBRE O MUNDO ARQUITETÔNICO
Pingback: Entrevista: finalistas do Concurso Kaira Looro – equipe COSSERZIL – referência arquitetura
Pingback: ENTREVISTA: GANHADORAS DO CONCURSO KAIRA LOORO – EQUIPE LIAFINAND – referência arquitetura
Pingback: Entrevista: finalistas do Concurso KAIRA LOORO – EQUIPE CASACHZIL – referência arquitetura
Pingback: Entrevista: finalistas do Concurso KAIRA LOORO – EQUIPE CASACHZIL – Referência Arquitetura l escritório de arquitetura