Complexo escolar Paul Chevallier

REFERÊNCIAS dez 26, 2016 1 Comment

Arquitetos: Tectoniques Architects

Localização: 45 Rue Fleury Salignat, 69140 Rillieux-la-Pape, França

Paisagismo: Itinéraire Bis

Estruturas de madeira: arborescence

Tradutor: John Doherty

Área:  5.034,0 metros quadrados

Projeto Ano: 2013

Fotografias: Renaud Araud




O complexo escolar Paul Chevallier situa-se em Rillieux-la-Pape , um subúrbio do norte de Lyon. Na 5.034 m2, é um invulgarmente grande projecto; e isto indica a crescente atractividade da área.

O complexo compreende atualmente uma creche e uma escola primária. Em 2014, seria adicionado um ginásio, que também estará disponível para atividades comunitárias. O local ocupa um bloco inteiro, perto do centro do distrito.

As duas escolas são funcionalmente e administrativamente autônoma. Enquanto na sequência de um ao outro, eles formam um continuum, em uma composição global. Eles são compostos de módulos retangulares em formações “V” que encerram espaços internos que, no caso da creche, um jardim e, no da escola primária, um pátio.


049


O projeto tem em conta o terreno em declive. As estruturas em painéis laminados KLH® ter impor telhados plantadas-out com saliências. Emprestando seu tom para todo o projeto, este “fachada” extra representa a natureza lírica da relação entre natureza e arquitetura, em uma atmosfera de inspiração japonesa. É acessível e visível de dentro dos edifícios através dos volumes do primeiro andar, parte da qual se ergue sobre o telhado e parece flutuar sobre este jardim suspenso.


031

041


O local é cercado por formas construídas díspares que ilustram o desenvolvimento histórico da área. A antiga aldeia estende-se ao longo da Route de Strasbourg, e no lado sul há uma mistura de blocos de apartamentos e urbanizações privadas. Denso, vida vegetal diversificado acompanha e modifica esse ambiente urbano.

Do outro lado do local é o parque Brosset arborizada, com, no seu perímetro, a Maison des Familles, o Centro Social e ao Ecole de Musique, cujas funções são complementares aos das escolas.





4

072

236


A creche ocupa uma calma, posição abrigada em um jardim no centro do terreno, com uma área de vegetação perto de um castelo e algumas moradias. A escola tem uma fachada que dá para a Rue Salignat.O ginásio futuro seguirá o alinhamento da rua.

Um percurso pedestre leva à entrada, organizando a área onde os pais se reúnem, e ligando as escolas para a aldeia, como um prolongamento aos eixos de comunicação existentes. É ladeada pelas próprias estruturas, deixando assim espaço para os parques infantis e jardins no lado sul.


Uma das principais características do projeto é a relação que estabelece entre arquitetura e natureza. As estruturas estão em consonância com os seus arredores, por vezes, permitindo que a natureza, mais ou menos literalmente, “começar a mão superior”.


O perfil geral é uniformemente, deliberadamente baixo, harmonizando com a inclinação de modo a minimizar o trabalho de escavação e fundação.

O projeto harmoniza vegetação sobre os níveis superiores e inferiores. Os volumes de madeira são separados pelas largas, plantou-out telhados, com as suas ondas de cores. Os aviões telhado inclinado e saliências grandes energizar a silhueta, e atenuar a solidez dos blocos.

Este esquema é um incentivo para passear e divertindo-se. Ele projeta uma impressão de indiferença que é ideal para o mundo das crianças. Do lado de dentro, a natureza está enquadrado pelas grandes janelas das salas de aula, e sua proximidade faz com que seja um elemento de necessidades educacionais das crianças. Os paisagistas ter fornecido locais de descoberta e experimentação. Há uma horta ao lado Rue Salignat, e um caminho de descoberta no caminho para a cantina na ala norte da escola maternal. Há também passarelas sobre os telhados, que introduzem as crianças para outro ambiente.


As duas escolas são unificados pelas suas amplas, telhados plissadas, a escola maternal sendo mais abaixo na encosta. A planta é simples, de modo que as crianças podem facilmente encontrar o seu caminho. A geometria, e nomeadamente as passagens, contrastam com a intensidade espacial. As perspectivas interiores são telescopicamente ou atenuado, dependendo se as paredes são convexa ou côncava. Vistas para o mundo exterior, e espaços sobrepostos, são sempre diferentes, sempre nova. Existem múltiplas, mudança, facetas irregulares. Não há duas fachadas são o mesmo. O complexo é lábil, assimétrico, surpreendente.

Em termos de organização, as salas de aula são retangulares, e pode demorar trinta crianças confortavelmente. Os espaços coletivos (biblioteca, Ponto de Passagem, música e salas de computação) destacam-se, em parte, acima dos telhados. Janelas grandes, abrigadas pelas projeções de telhado e guarda-sóis, abrem-se para os playgrounds no lado sul. E a creche também recebe luz natural a partir do norte.

Acesso às salas de aula de escola maternal é através de vestiários, através de pontos de entrada de metal perfuradas amarelas que indicam uma passagem de um mundo para o outro. Os banheiros e dormitórios são compartilhados por duas salas de aula, e não é personalizado mobiliário em abeto três camadas, a partir dos vestiários para os armários nas salas de aula.





As passagens têm a sua própria personalidade, e são os principais eixos do projeto. As galerias, entrada principal, salão, parque infantil coberto, corredores e terraços são cuidadosamente projetados, espaçoso, com iluminação natural, para facilitar a ocupação.

A madeira é uma presença proeminente. Tectoniques geralmente usa quadros de madeira para os seus projectos escolares, mas neste caso existem painéis de madeira por toda parte, para as paredes, fachadas e pisos. Eles são deixados expostos nas superfícies internas, dando solidez e profundidade para as paredes e partições. Esta impressão de massa e peso cria uma impressão que é incomum para a construção em madeira, que por sua própria natureza é luz.

Além do fundações, lajes, piso térreo e escadas, tudo é em madeira, incluindo o poço do elevador. O aspecto exterior do complexo é caracterizado por saliências que são de 2,4 m de comprimento e 0,18 m de profundidade.


Estruturalmente, o telhado é feito de painéis KLH®, como mencionado acima, enquanto o piso superior tem piso de cavidade de laminados pré-fabricadas entre OSB planking nas lajes secas, com revestimentos macios.

Desde a preparação (longo) para implementação (short)

O processo de projecção e de construção é semelhante a certas técnicas que têm sido usadas na Áustria.painéis industrialmente produzido e componentes mais elaborados são utilizados para a montagem seco no local. Este é um dos mais ambicioso projeto de seu tipo a ser implementada na França, usando uma abordagem construtiva, que é uma das especialidades Tectoniques ‘.


elevations_01 elevations_02 elevations_03 elevations_04 first_floor_plan ground_floor_plan  second_floor_plan




section sections site_planrender


VENHA CONHECER O TRABALHO DO NOSSO ESCRITÓRIO

REFERÊNCIA ARQUITETURA – Estratégias Bioclimáticas e Sustentáveis


CADASTRE-SE E RECEBA NOVIDADES SOBRE O MUNDO ARQUITETÔNICO

    O seu nome (obrigatório)

    O seu email (obrigatório)

    Referência

    One Comments

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.