A importância da Arquitetura no Ambiente de Ensino Infantil _ parte 1

Analisando o modo de vida atual, seus problemas e possíveis consequências, eu foquei meu Trabalho de Conclusão de Curso para a área da Educação Infantil, propondo um Sítio Escola, e aproveito então as pesquisas para escrever um pouco sobre o que aprendi a respeito do Ambiente Escolar ”Ideal” para as crianças.

Tenho dois filhos, um com 9 anos e outro com 9 meses, e uma das coisas que me chateia bastante é que não temos opções de escolas ”ideais” para matricular nossas crianças. Claro que existem muitas escolas boas, inclusive algumas públicas, porém sempre falta algo em cada uma. Normalmente a educação que é oferecida valoriza apenas o mental, preparando um ser humano incompleto, apenas para desempenhar funções em um sistema competitivo que é o mercado de trabalho. A escola em que meu filho mais velho estuda possui um ensino excelente, mas ainda assim deixa muito a desejar quando o assunto é ”humanidade” (por vezes discordo de certos ensinamentos e práticas, acredito que tenha muito cinza e pouco verde, recreio e lanche juntos em apenas 15min, não existe hora para higienização bucal… e tem muitos reconhecimentos de melhor aluno nisso e melhor aluno naquilo… agora parando para analisar acho que devo conversar mais com a diretora da escola).

Os ”clientes” das escolas são os ALUNOS, certo?! Porque então o ensino é destinado ao MERCADO DE TRABALHO?? Sempre achei isso errado, e isso me auxiliou muito no desenvolvimento do TCC pois a educação infantil é um assunto que me interessa e me fascina!

Na minha opinião,  precisamos de uma educação que mostre o mundo para as crianças como um sistema vivo, com suas diversidades e singularidades, onde os elementos se complementam e cada um tem a sua função e importância. Essa educação deve ser através da vivência, da troca e das relações. Uma educação que resgate a conexão entre as pessoas, os outros seres e o seu meio.

A educação carece urgentemente de iniciativas práticas que tragam essa necessidade gritante de mudanças para dentro da sala de aula, visto que o problema é cultural e a educação é o meio ideal para transformação da cultura, temos que desenvolver práticas que transformem a cultura neste aspecto, partindo do pressuposto de que o conhecimento é gerado através de uma interação da pessoa com seu meio.

Focando na qualidade de vida o local ideal seria aquele que proporciona um ensino equilibrado entre as áreas afetiva e cognitiva aliada à conscientização ecológica, respeitando o desenvolvimento natural da criança.

”os benefícios da aprendizagem são muito maiores quando é possível ter o contato real e não apenas teórico sobre o conteúdo trabalhado”. Ou seja, seria interessante se o ambiente escolar fosse inteiramente pensado para a criança se desenvolver e aprender, até mesmo quando está brincando, e que ocorressem aulas em todas as áreas da escola, não apenas nas salas de aula (aulas chatas e sem graça).

Acredito que para elaborar um bom projeto, além de analisar a infraestrutura que irão oferecer aos alunos, a equipe deve pensar na concepção de uma escola que contribua com o desenvolvimento sadio dos alunos, principalmente quando os alunos são crianças nas idades iniciais, pois nessa fase estão moldando seu caráter e precisam vivenciar boas práticas e boas relações, sendo que a arquitetura, representada no espaço construído e também no espaço aberto de um ambiente de ensino, contribui diretamente para um desenvolvimento saudável (ou não).


tcc_render_refeitorio1

perspectiva refeitório do sítio escola _ integração com pátio (TCC Vanessa De Negri)

4

perspectiva pátio com hortas do sítio escola _ espaço de convivência e aprendizado (TCC Vanessa De Negri)






Alguns exemplos de escolas pensadas para o desenvolvimento sadio das crianças:

Complexo escolar Paul Chevallier

049

Escola Fazenda Urbana

2

Green School: escola feita com bambu

escola-de-bambu-em-bali-624x330

Escola de Bambu na Colômbia

escola-colombia-bambu6-e1411115030373


Perspectivas e texto por:

ASSINATURA_VANESSA17


CADASTRE-SE E RECEBA NOVIDADES SOBRE O MUNDO ARQUITETÔNICO

O seu nome (obrigatório)

O seu email (obrigatório)

Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *