CASA SANTO AMARO

Uso: Residencial
Local: Esteio / RS
Área do Terreno: 576,87m²
Área Construída: 173,52m²
Ano de Projeto: 2017
Status: construído
Projeto Arquitetônico: Arq. Vanessa De Negri
Projetos Complementares: Arq. Vanessa De Negri

Buscou-se uma construção simples, prezando pela sistematicidade e praticidade, com uso racional de espaços, materiais e energia.

A implantação da edificação no lote foi baseada na orientação solar, de modo que se aproveite ao máximo a ventilação e iluminação naturais, reduzindo o uso de meios artificiais para proporcionar conforto térmico. Além disso conta com captadores de energia solar, e as fachadas terão meios para barrar a incidência solar no verão.

A cobertura verde contribui para o isolamento térmico da edificação, além dos benefícios próprios da vegetação. O corredor junto a fachada leste auxilia na dissipação do calor no verão, além de ser uma bela visual para a sala de estar.

Estratégias bioclimáticas e sustentáveis: uso de vegetação, aproveitamento da iluminação e ventilação natural, captação de energia solar, telhado verde, eficiência energética, implantação consciente, uso de brise-soleil para proteger da incidência solar, uso de prateleira de luz para otimizar a iluminação natural, economia e racionalização de espaços.