O município de São Leopoldo desenvolveu-se primeiramente às margens do Rio dos Sinos com a chegada dos imigrantes alemães. Com o passar do tempo e o aumento da população surgiu a necessidade de novos equipamentos urbanos, de políticas públicas de moradia, saúde e de acessibilidade, o que resultou na implantação de novos traçados viários e nova estrutura hierárquica. Enquanto o foco era a construção da cidade para uma sociedade “padrão”, ocorreram invasões a lotes por pessoas que não estavam enquadradas neste grupo. A construção da linha ferroviária do trem trouxe à cidade um número elevado de trabalhadores e suas famílias, tendo as instalações temporárias da obra ao longo dos trilhos do trem. Com isso, os trabalhadores foram se acomodando nas proximidades, dando início à ocupação irregular da área em análise.
A disposição das residências no lote foi baseada na orientação solar – de acordo com diagramas que constam nas pranchas – de modo que se aproveite ao máximo a ventilação e iluminação naturais, reduzindo o uso de meios artificiais para proporcionar conforto térmico.
Algumas estratégias de eficiência energética e conforto ambiental foram estudadas e os edifícios contarão com captadores de energia solar, bem como coletores de águas pluviais para reuso em suas coberturas. As fachadas terão meios para barrar a incidência solar, e proporcionar maior aproveitamento da iluminação e ventilação naturais.
A cobertura de telhas metálicas é sustentada por treliças dispostas nas extremidades longitudinais das edificações, com inclinação para o eixo central onde está locada uma calha que recolhe a água da chuva para reservatórios de reuso.
Os prédios possuem 4 pavimentos, o que dispensa a instalação de elevador, mas foram previstos shafts de ventilação/iluminação que poderão ser utilizados para circulação vertical, caso haja necessidade.



A Arquiteta Vanessa De Negri – finalista neste concurso – é sócia no escritório Referência Arquitetura
VENHA CONHECER O TRABALHO DO NOSSO ESCRITÓRIO
REFERÊNCIA ARQUITETURA – Estratégias Bioclimáticas e Sustentáveis
CADASTRE-SE E RECEBA NOVIDADES SOBRE O MUNDO ARQUITETÔNICO
Pingback: 10° Concurso CBCA/ALACERO para estudantes de Arquitetura – REFERÊNCIA ARQUITETURA
Pingback: Lançamento do 10° Concurso CBCA/ALACERO para estudantes de Arquitetura – REFERÊNCIA ARQUITETURA
Pingback: Retrospectiva 2015 – Referência Arquitetura l escritório de arquitetura