Painel Solar – a importância do posicionamento correto

ARTIGOS fev 20, 2020 No Comments

A energia solar irradiada sobre o planeta equivale a dez mil vezes o consumo atual de energia no mundo. Sendo uma energia limpa, pois não emite gases e resíduos nocivos, e renovável, já que é uma fonte natural e infinita.

O painel solar é um dispositivo utilizado para absorver a energia do sol que é convertida em energia elétrica, sendo uma alternativa interessante para economizar na conta de luz, além de reduzir a agressão ao meio ambiente.


Nas imagens aparece uma experiência onde o posicionamento do painel foi ajustado para aproveitar ao máximo a radiação solar, tendo assim melhor eficiência para prover energia – parte do curso de Arquitetura Sustentável que participei em janeiro desse ano na Unisinos.


O posicionamento correto dos painéis é fundamental para garantir a eficiência do sistema, para isso, deve-se analisar três fatores:

1. ORIENTAÇÃO

A orientação deve permitir que os painéis fiquem expostos a radiação solar o máximo de tempo possível, por isso se considera o movimento aparente do sol e as horas de sol pleno.

Aqui no hemisfério sul, a melhor orientação para o sistema é o norte geográfico, visto que é a face que recebe radiação solar com maior intensidade e por mais tempo.

Enquanto que painéis direcionados para o leste perdem eficiência durante a tarde, e os direcionados para o oeste perdem durante a manhã. 

2.  INCLINAÇÃO

A inclinação dos módulos deve ser calculada considerando a latitude. O ideal é que ela seja prevista na elaboração do projeto arquitetônico da casa, já considerando a inclinação adequada para o telhado que irá sustentar os painéis.

Geralmente, a inclinação vai variar entre 25 e 30 graus, sendo não aconselhável uma inclinação inferior a 15 graus.

3. ÁREA

A área para os painéis vai ser calculada conforme a potência necessária para o sistema, baseada na energia que será gerada.

No caso de imóveis novos a estimativa do consumo de energia é determinado com base no projeto elétrico, e em um imóvel que já tem moradores, utiliza-se a conta de luz.


Fonte de pesquisa: https://hccenergiasolar.com.br/posts/inclinacao-de-painel-solar-saiba-o-que-considerar-em-sua-instalacao/


Texto de autoria da Arquiteta e Urbanista Vanessa De Negri

VENHA CONHECER O TRABALHO DO NOSSO ESCRITÓRIO


CADASTRE-SE E RECEBA NOVIDADES SOBRE O MUNDO ARQUITETÔNICO

O seu nome (obrigatório)

O seu email (obrigatório)

Refarq

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.