Retrospectiva 2017

ARTIGOS jan 08, 2018 No Comments

Criamos um blog super simples no final de 2014, em 2015 conseguimos fazer com que ele ficasse com a nossa cara e agregasse mais conteúdos para os interessados em Arquitetura, em 2016 continuamos com a publicações cheias de conhecimento para estudantes e profissionais da área, tentamos um canal do Youtube, mas acabei precisando fazer tudo sozinha e não rolou tempo para organizar e fiquei focada apenas no blog… e em 2017 algumas mudanças começaram a acontecer…

O blog foi criado quando eu ainda era estudante, mas em janeiro de 2017 concluí os estudos e me tornei Arquiteta e Urbanista… e então deveria organizar meus pensamentos e ideias para saber o que exatamente seguiria fazendo profissionalmente. Decidi que continuaria com o blog Referência Arquitetura, que além de ajudar várias pessoas, serve de terapia para mim pois adoro escrever. Decidi também que eu deveria me encontrar no mundo arquitetônico e focar no que realmente me encanta nele que é a parte de projetar e executar edificações, mas de forma mais ecológica e sustentável. (vou escrever mais sobre isso em outra publicação)

Resumindo, o ano 2017 foi mais de planejamento e agora 2018 será o ano de executar estes planos!

Hoje estamos aqui para relembrar os 10 posts mais acessados no ano de 2017! Espero que gostem…






1. LIMITES PARA CONSTRUÇÕES PRÓXIMAS A CURSOS D`ÁGUA

Lei nº 12.651/12, do Código Florestal Brasileiro, foi elaborada para estabelecer normas gerais sobre a proteção da vegetação, das áreas de Preservação Permanente e das áreas de Reserva Legal. Já a Lei Federal nº 6.766/79 foi elaborada para estabelecer normas complementares sobre o parcelamento do solo municipal, contanto que não infrinja as normas presentes no Código Florestal. Caso isso ocorra, aquele que se opuser à lei arcará com as devidas punições. É o que ocorre com as obras próximas aos cursos d’água. A que distância dos rios elas são permitidas por lei?

…continuar lendo


2. PERCEPÇÃO URBANA

O vídeo retrata as diversas perspectivas que podemos ter da cidade ao andarmos por ela, seja de carro, bicicleta ou a pé mesmo. Podemos perceber o quanto o cenário vai mudando conforme o carro vai avançando nas vias de Paris.

Para ilustrar melhor o que o vídeo representa para a arquitetura e o urbanismo, relacionamos o vídeo ”Snow Patrol – Open Your Eyes” com a Teoria de Percepção Urbana de Gordon Cullen (Livro: CULLEN, Gordon. The Concise Townscape. 1961).

…continuar lendo


3. 12 ARTISTAS QUE LARGARAM A ARQUITETURA

Já reparou a quantidade de pessoas que cursa Arquitetura e Urbanismo e opta por largar o curso? Ou então se forma e depois parte para outra profissão?

Fizemos uma pesquisa entre algumas personalidades para tentar entender o que as levou a esta escolha, e o que escolheram como carreira.

…continuar lendo


4. ARQUITETURA PALEOCRISTÃ, BIZANTINA, ROMÂNICA E GÓTICA

Constantino converte-se ao catolicismo; cristãos abandonam as catacumbas; ocupam as basílicas romanas e adaptam para uma basílica cristã; criam suas próprias basílicas. Basílica: tanto os gregos como os romanos, adotavam um modeelo de edifício, denominado “basílica” (origem: Basileu = Juiz), lugar civil destinado ao comércio e assuntos judiciais, que depois passam a ser usadas para fins religiosos, por causa do tamanho e por poder abrigar um número alto de fiéis.

…continuar lendo


5. FAVELAS E HABITAÇÃO SOCIAL

A ideia aqui é retratar um pouco a questão entre o ambiente da favela e a construção de habitações de interesse social, que deveriam melhorar a vidas dos moradores locais, mas infelizmente nem sempre é isso que ocorre…
A favela é um local constituído diferentemente do restante da cidade, pois normalmente se inicia com a invasão de terrenos baldios, onde são construídas as casas ilegalmente. Estas são construídas a fim de abrigar os integrantes de cada família moradora, que por muitas vezes é quem as constrói. Aparentemente, nas favelas o ser humano possui um contato maior com tudo aquilo que está ao seu redor, com tudo aquilo que é essencial para a sua sobrevivência. As residências possuem um caráter de abrigo, de união, de família, não somente um local para morar, e sim um local para se ter aconchego, apesar de serem construídas com materiais baratos e/ou encontrados no lixo.

…continuar lendo


6. O QUE É UMA HABITAÇÃO SUSTENTÁVEL?

ma habitação pode ser considerada sustentável quando a adequação ambiental, a viabilidade econômica e a justiça social são incorporadas em todas as etapas do seu ciclo de vida, ou seja, desde a fase de concepção, construção, uso e manutenção, até, possivelmente, em um processo de demolição.

Uma habitação sustentável traz uma série de benefícios, como a minimização do uso de recursos naturais da geração de poluição, o desenvolvimento da economia local e a formalidade nas relações de trabalho, além do aumento da eficiência no uso de recursos financeiros na construção e valorização do imóvel pelo mercado.

…continuar lendo


7. ETAPAS DO PROJETO ARQUITETÔNICO

O projeto arquitetônico de uma edificação é composto por algumas etapas que se caracterizam pela coleta de informações, desenvolvimento de estudos e serviços técnicos e emissão de produtos finais, objetivando, de acordo com o Roteiro para o Desenvolvimento do Projeto de Arquitetura da Edificação do IAB:

a) avaliar a compatibilidade do projeto com o programa de necessidades, em especial no que se refere funcionalidade, dimensionamentos e padrões de qualidade, e custos e prazos de execução da obra;

b) providenciar, em tempo hábil, as reformulações necessárias à concretização dos objetivos estabelecidos no programa de necessidades, evitando-se posteriores modificações que venham a onerar o custo do projeto e/ou da execução da obra;

c) construir o conjunto de informações necessárias ao desenvolvimento da fase subsequente.

…continuar lendo


8. A IMPORTÂNCIA DA ARQUITETURA NO AMBIENTE DE ENSINO INFANTIL _ parte 1

Analisando o modo de vida atual, seus problemas e possíveis consequências, eu foquei meu Trabalho de Conclusão de Curso para a área da Educação Infantil, propondo um Sítio Escola, e aproveito então as pesquisas para escrever um pouco sobre o que aprendi a respeito do Ambiente Escolar ”Ideal” para as crianças.

…continuar lendo


9. HISTÓRIA DA ARQUITETURA RENASCENTISTA E BARROCA

Revendo um pouco da história da Arquitetura, em um breve resumo sobre ARQUITETURA RENASCENTISTA e ARQUITETURA BARROCA:

…continuar lendo


10. HISTÓRIA DA CIDADE NEOCLÁSSICA

“A ARQUITETURA NEOCLÁSSICA É A ARQUITETURA DA RAZÃO, UMA ARTE INTELECTUAL, SEM SUBJETIVISMO.”

…continuar lendo



Refarq

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.