Conheça as equipes premiadas no 3º concurso de design Projetar.org

CONCURSOS , PARCEIROS mar 20, 2018 No Comments

O 3º concurso de design Projetar.org, promovido em parceria com a Zupi, foi encerrado no dia 05 de março. A competição contou com 55 projetos entregues poracadêmicos de 36 instituições de ensino de todo o país, provenientes de cursos de design, arquitetura e publicidade e propaganda. No portal Projetar.org estão disponíveis na íntegra as propostas de todos os grupos que enviaram seus projetos.

O concurso desafiou estudantes adesenvolver uma identidade visual institucional para o Museu da Criatividade, que foi objeto do 23º concurso de arquitetura Projetar.org. O desafio do concurso foi criar uma identidade visual que tornasse o Museu da Criatividade reconhecível junto a seu público, cumprindo as funções principais de identificar e singularizar a instituição. Era esperado que a identidade criada estabelecesse um diálogo com o projeto arquitetônico do museu, explorando a dimensão de comunicação que arquitetura e design compartilham.


PRIMEIRO COLOCADO

Em relação aos projetos premiados, o primeiro colocado foi a equipe de Tomás Stephan (acadêmico de Design) e Gabriela Gennari (acadêmica de Arquitetura) da Universidade de São Paulo – USP – São Paulo/SP. Segundo o jurado Fabio Prata, ao explorar variações da letra C a equipe criou uma marca dinâmica, que comenta de forma simples o tema do museu – a criatividade, demonstrando potencial para desdobramentosda identidade em outras peças gráficas. De acordo com o Thiago Matsunaga, a proposta é interessante e funcional. “Eu a vejo funcionando no mundo real”, afirma o jurado. Para os jurados Carlos Junior e Fabiana Arashiro, a equipe apresentou uma forma harmônica utilizando-se de um conceito coerente, com simplicidade e atenção aos detalhes.






SEGUNDO COLOCADO

A segunda colocação foi conquistada pelos estudantes de arquitetura Barbara de Holanda Maia Teixera e Natan Soares Ferreira da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP – Campinas/SP.Os jurados Carlos Junior e Fabiana Arashiro, e também Thiago Matsunaga, destacaram a originalidade do conceito proposto, que se diferenciou de todas as demais equipes. De acordo com Fabio Prata, ao explorar nas iniciais da marca o efeito da luz produzido pela fachada, o grupo comenta de forma sutil o tema tratado e propõe uma solução durável e flexível, com uso inteligente da tipografia.


TERCEIRO COLOCADO

A terceira colocação foi concedida à equipe dos acadêmicos de arquitetura Luiza Schenkmann Arnt e Mauricio Schneider Schavinskida Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS – Porto Alegre/RS. Os jurados Carlos Junior e Fabiana Arashiro destacaram que o processo criativo de estruturação da arquitetura foi usado como base para a criação da identidade. De acordo com Fabio Prata, apesar de não ter explorado de forma direta o tema da criatividade ou a arquitetura do edifício, o grupo escolheu de forma inteligente seguir um caminho tipográfico no projeto, comentando de forma sutil o tema tratado. “As aplicações foram desenvolvidas com objetividade e coerência, resultando em peças gráficas fortes e elegantes”, comenta. Thiago Matsunaga elogiou a ideia do ambigrama, com uma composição tipográfica que explora e leva o expectador quase ao limite da leitura.


MENÇÃO HONROSA

Menção honrosa foi concedida também à proposta dos acadêmicos de design Pedro Antônio de Lima Damas e Larissa Gonçalves Sampaio do Centro Universitário de Belo Horizonte – UNI-BH – Belo Horizonte/MG.


O Portal Projetar.org promove regularmente concursos de ideias para estudantes. São exercícios acadêmicos hipotéticos, que visam estimular a criatividade e promover o aperfeiçoamento dos futuros profissionais.

Refarq

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *