CONHEÇA AS PROPOSTAS FINALISTAS DO CONCURSO MUSEU DA CRIATIVIDADE

O Concurso 023 do Portal Projetar.org, realizado em parceria com a Zupi, propôs aos acadêmicos o desafio de projetar um Museu da Criatividade: um espaço social e cultural multidisciplinar voltado às artes visuais, design, fotografia, grafite, arquitetura, publicidade, etc., localizado no terreno onde se instalou a primeira gráfica do país, na Barra Funda, São Paulo. As equipes inscritas entregaram suas propostas no dia 30 de outubro.
O júri indicou 6 propostas finalistas, que serão expostas no lounge Projetar.org no Pixel Show 2017, o maior festival de arte e criatividade da América Latina, durante a manhã do dia 02 de dezembro. Neste mesmo dia, das 10h às 12h, acontecerá uma sessão especial de pequenas palestras – denominadas Sharp Talks, com os jurados do Concurso 023 e equipe Projetar.org. A divulgação dos resultados e premiação do Concurso 023 acontece logo em seguida, às 12h.
O encerramento do Concurso de Arquitetura 023 será marcado pelo lançamento do Concurso de Design 003, que desafia estudantes de design e áreas afins a criar a identidade visual para o Museu da Criatividade, idealizado pelos estudantes de arquitetura.
Para promover a ambientação dos acadêmicos com a propostas e estimular a participação, o lounge da Projetar.org apresentará a Galeria MUC – Museu da Criatividade: uma galeria digital e interativa onde os projetos criados durante o pixel show poderão ser exibidos, mediante a publicação de imagens no Instagram com a #galeriamuc.
O acesso ao lounge Projetar.org e às Sharp Talks, assim como à toda feira de criatividade do Pixel Show, é gratuita. Mais informações disponíveis no link http://pixelshow.com.br/feira-de-criatividade






Os finalistas do Concurso 023 (em ordem numérica de inscrição) são:

Equipe 023030 formada por Henrique Lemes Lobo e Elora Abritta Moro da Universidade de Brasília – UNB, Brasília/DF.

Em relação a esta proposta, o jurado Caio Dias destacou que a equipe utilizou elementos extremamente originais para cumprir o programa de necessidades.

023030


Equipe 023068 formada por Filipe Gonzales Nobre Mangueira, Manoel Belisario Bezerra Viana e Caroline Gonçalves Elias da Universidade Federal da Paraíba – UFPB, João Pessoa/PB.

“É uma instigante interpretação do tema do Museu, provocando muitos fluxos e encontros”, afirmou o jurado Thorsten Nolte. Caio Dias acrescentou que o projeto propõe excelente reação ao entorno, bem como um volume simples e conciso com espaços complexos, internos e semi-internos.

023068


Equipe 023075 formada por Nicolas Henrique de Oliveira Meireles, Efrain Mateus da Costa Gadelha e Victor Hugo Buzim Fantini da Universidade Paulista – UNIP, e Aline Espindola Borba e Juliana Leanza da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, de Campinas/SP.

Para Caio, a proposta atende a todos os requisitos do edital e do programa, e destaca-se por localizar todo o programa social no pavimento térreo.

023075


Equipe 023104 formada por Jessica Mitamura Sumita e Renan Roque dos Santos Araújo da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, Rio de Janeiro/RJ.

De acordo com Caio, a geometria da proposta é dinâmica e permite intenso diálogo com o entorno.

023104


Equipe 023264 formada por Débora Caroline Boniatti Silva, Monique Rodrigues Carrazzoni, Mariana Froner Branco e Camila de Oliveira Porto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS – Porto Alegre/RS.

Em relação a esta proposta, Caio aprecia a forma como o conceito se transformou em arquitetura, fazendo com que a memória fosse mantida mas entendendo o papel do futuro na cidade.

023264


Equipe 023308 formada por Vinicius Fahrion Martini do Centro Universitário Ritter dos Reis – UNIRITTER, e Caio Diniz de Farias da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Porto Alegre/RS.

Para Thorten Nolte, o projeto é muito conceitual e, assim, surpreendente, com conceito forte e bem resolvido. Caio Dias elogiou a relação estabelecida com o passado do terreno, além de fluxos foram bem elaborados. Ressaltou, ainda, que e a forma como a arquitetura se mostra para o entorno é alegre e dinâmica.

023308


As pranchas completas dos projetos inscritos e finalistas estão disponíveis no link www.projetar.org

O Portal Projetar.org promove regularmente concursos de ideias para estudantes de arquitetura. São exercícios acadêmicos hipotéticos, que visam estimular a criatividade e promover o aperfeiçoamento dos futuros arquitetos.

Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *