Feliz “161°” aniversário _ Louis Sullivan

Louis Sullivan, o ”pai dos aranha-céus”, nasceu em Boston, Massachusetts, no dia 03 de setembro de 1956, e em 2017 completa 161 anos de seu nascimento. Foi o primeiro arquiteto modernista a defender a máxima de que ”a forma segue a função”.

Seu pai era professor de dança e por isso Sullivan e a família eram muito ligados à arte, dança, desenho e música.

De acordo com sua autobiografia, já pelos 11 anos havia decidido se tornar um arquiteto.

Sullivan iniciou seus estudos no programa de Construção e Arquitetura do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachussets) aos 16 anos, onde foi aceito após rigorosos testes pois não tinha diploma do ensino médio. Porém, em 1972 deixou a faculdade por não se adaptar à proposta pedagógica e passou a trabalhar com o arquiteto Frank Furness, responsável por vários edifícios importantes do estilo revivalista.

Anos depois trabalhou com William Le Baron Jenney, pioneito da construção de estrutura metálica em edifícios altos. Então foi estudar na Escola Nacional de Belas Artes de Paris, mas também não se adaptou e voltou para Chicago, em 1875, e atuou como desenhista free-lancer.

Aos 24 anos abriu o escritório Adler and Sullivan em sociedade com Dankmar Adler. Adler era um notável engenheiro acústico e estrutural mas com muitas limitações como designer. Sullivan ao contrário era um homem da arte. O reconhecimento da dupla viria com uma estrutura grandiosa, o Auditório de Chicago, construido entre 1886-1890.

Colaborou com Frank Lloyd Wright numa concepção de arquitetura funcionalista orgânica e afirmava que ”se a forma segue a função, então o trabalho deve ser orgânico”. Os arranha-céus são monumentos e provas vivas da influência da arquitetura de Sullivan na época modernista, sendo um marco importante na história da arquitetura modernista.






Wainwright_building_st_louis_USA


fonte de referência: https://pt.wikipedia.org/wiki/Louis_Sullivan

ASSINATURA_VANESSA17

Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *