Conheça os vencedores do Concurso 021Projetar.org–Biergarten de Blumenau

O desafio proposto aos estudantes era projetar a arquitetura e paisagismo de um Biergarten em Blumenau/SC

O Portal Projetar.org promove regularmente concursos de ideias para estudantes de arquitetura. São exercícios acadêmicos hipotéticos, que visam estimular a criatividade e promover o aperfeiçoamento dos futuros arquitetos.

No dia 10 de julho foram divulgados os resultados do concurso 021 do Portal Projetar.org, que convidouos acadêmicos a projetarem um Biergarten em Blumenau, Santa Catarina, cidade que é considerada líder no nicho cervejeiro no país, e que melhor preservou a tradição germânica na arquitetura.

O concurso contou com 67 propostas entregues por equipes compostas de acadêmicos de diversos estados brasileiros. No portal Projetar.org estão disponíveis na íntegra as propostas de todas estas equipes. Integraram o júri os arquitetos Caio Smolarek Dias, sócio fundador e idealizador do Portal Projetar.org, Fulvio Natércio Feiber, professor doutor, e Ricardo Teco Almeida da SAPU, Studio de Arquitetura e Paisagismo Urbano.


Conquistou a primeira colocação a equipe composta pelos alunos Guilherme Wemura Palma, Natália Krislee Seixas Papa, Caroline Almeida Souza, Beatriz Romanielo Ataide da Universidade Presbiteriana Mackenzie – MACKENZIE de São Paulo/SP. O jurado Caio Dias destacou a capacidade da equipe em abranger uma ampla gama de conceitos de forma dinâmica, contemporânea e de acordo com o terreno onde a proposta está inserida.

1o-colocado-021149

1º colocado – 021149


A segunda colocação foi concedida à equipe composta pelos alunos Dionatan Gassen Grando, Roger Trevizan e Lucas Manica Destri da Universidade de Passo Fundo – UPF de Passo Fundo/RS. Para o jurado Fulvio Feiber a equipe foi capaz de adotar uma linguagem contemporânea sem agredir o entorno, enquanto para Caio Dias, a proposta foi capaz de converter a história da cidade e a cultura arquitetônica em elementos contemporâneos, “na medida justa”.

2o-colocado-021139

2º colocado – 021139


O terceiro colocado foi a equipe formada pelos acadêmicos Peterson Barbosa da Silva Olegário da Universidade Presbiteriana Mackenzie – MACKENZIE – São Paulo/SP e Fernanda de Carvalho Nunes – Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC de Florianópolis/SC. Caio Dias parabenizou a proposta pela originalidade do conceito e qualidade da geração de espaços na proposta. Fulvio Feiber destacou a capacidade da proposta em posicionar-se de forma contemporânea em sinergia com o entorno, e elogiou a articulação dos espaços, que “permite a permeabilidade visual somada à ambientação dos usuários”.

3o-colocado-021161

3º colocado –021161


Na condição de menção honrosa foi indicado oacadêmico Gabriel Gaspar da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ do Rio de Janeiro/RJ. Caio Smolarek destacou que o conceito da proposta e o aproveitamento dos espaços é inusitado. O jurado Fulvio Feiber considerou a uma proposta arrojada, no sentido em que ” propõe não apenas estímulos paisagísticos na linha de piso mas, antes, explorando outras possibilidade espaciais”.

Menção-1-021174

Menção honrosa – 021174


Também conquistou menção honrosa os acadêmicos Kauê Amaral Lima, Vinícius da Silva Soares, Christian Gerhard Rupp, Arthur Mendes Bernardo e Laís Alexandria do Centro Universitário Ritter dos Reis – UNIRITTER de Porto Alegre/RS. Fulvio Feiber elogiou a utilização da linguagem contemporânea na proposta, e destacou que esta “estabelece uma relação com as características regionais sem cair na solução simplista da cópia ou reprodução de fachada”. Caio Dias também elogiou a sinergia da proposta com o ambiente onde está inserida, destacando que “a arquitetura se mescla com o entorno criando uma linguagem uníssona”.

Menção-2-021028

Menção honrosa – 021028


O 22º concurso do Portal Projetar.org já está com inscrições abertas até o dia 17/07, epropõe aos acadêmicos o desafio de projetar um abrigo para parada de ônibus em concreto. O concurso está sendo realizado em parceria com o Concrete Show South America 2017, e terá seus resultados divulgados presencialmente durante o Seminário Soluções para Cidades, no dia 24/08. O processo é totalmente online, e os prêmios incluem dinheiro e publicação dos projetos em sites e blogs de alcance nacional.

Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *