Arquiteto Haruyoshi Ono morre no Rio aos 73 anos

Morreu neste domingo, no Hospital São Lucas, em Copacabana, Zona Sul do Rio, o arquiteto Haruyoshi Ono, de 73 anos. Haruyoshi era discipulo e parceiro criativo do também arquiteto, paisagista e artista plástico Roberto Burle Marx, morto em 1994. Os dois trabalharam juntos a partir da década de 60.


tumblr_inline_n5zc2idKKh1qi7eo3


Haruyoshi morreu por hemorragia intracrâniana. O arquiteto participou de projetos importantes do mobiliário urbano do Rio, como o Museu do Amanhã e a Vila dos Atletas; além de obras em outras cidades e países, como uma área de 300 mil metros quadrados do Eixo Monumental, em Brasília; a Praça da Revolução, em Rio Branco (AC) ;e um retrofit do Parque Kuala Lumpur City Centre.

Durante todo o período em que esteve junto com Burle Marx, Haru – como era carinhosamente chamado pelos amigos – sempre atuou na área de criação dos projetos.

Depois da morte do mestre, Haruyoshi se tornou o titular do escritório e deu continuidade à criação e elaboração de projetos em espaços públicos, comerciais e particulares, tanto no Brasil como no exterior. Assim como Burle Marx, ele também se interessou pela arte do mosaico, sendo de sua autoria diversos painéis já executados em residências e condomínios particulares, bem como em centros empresariais.

A morte do arquiteto foi comunicada no Facebook do Burle Marx Escritório de Paisagismo.

“É com tristeza e saudade que comunicamos o falecimento do nosso querido Haru. Haruyoshi Ono dedicou mais de 50 anos ao Escritório, tendo sido parceiro criativo de Roberto Burle Marx por mais de 30 anos, desenvolvendo projetos de renome no Brasil e exterior. Seus filhos, Isabela Ono e Julio Ono, a arquiteta e esposa Fatima Gomes, e seu sócio, Gustavo Leivas; que trabalham com ele há mais de 20 anos, permanecem à frente dos projetos e do acervo paisagístico, dando continuidade ao seu legado. Informaremos aqui assim que tivermos o local e horário do velório”, diz a nota.



Fonte: http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/arquiteto-haruyoshi-ono-morre-no-rio-aos-73-anos.ghtml




Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *