Escola Fazenda Urbana

Escritório italiano planeja pré-escola que funciona como fazenda urbana, onde no lugar das salas de aula estão salas de plantio, que permitem às crianças aprenderem na prática.

A ideia da equipe liderada por Edoardo Capuzzo é criar uma escola de educação infantil onde as crianças estejam em contato com a natureza durante 100% do tempo. Para isso, no lugar das salas de aula estão salas de plantio, que permitem às crianças aprenderem diversos conteúdos na prática.

A inspiração para a criação deste conceito de escola veio justamente a partir da observação do comportamento infantil. Crianças são naturalmente atraídas por plantas e animais. Durante a primeira infância a escola tem um papel essencial para o desenvolvimento delas. Então, os arquitetos encontraram uma forma de amplificar isso.

Os benefícios da aprendizagem são muito maiores quando é possível ter o contato real e não apenas teórico sobre o conteúdo trabalhado. Além disso, quando as crianças lidam diariamente com os vegetais, elas também ficam mais propensas a querer se alimentar deles também em casa, melhorando a dieta e a qualidade de vida.

Em declaração ao site Fast Co. Exist, Capuzzo explicou como funcionaria a escola. “Nós tentamos criar uma forma diferente de aprendizado. Portanto, as crianças não ficam presas à leitura de um livro ou a um professor, mas à experiência direta, com base na prática. Uma escola típica tem mesas e cadeiras. Na nossa escola não existem essas coisas.” Além de aprender sobre os alimentos, plantas e animais, a escola também permite que as crianças vivenciem e aprendam sobre energias renováveis.

O projeto foi criado para um concurso de arquitetura, mas os arquitetos já estão em contato com um psicólogo infantil em Roma, interessado em construir uma escola neste padrão.


1

2


Redação CicloVivo          





Facebook Comments

One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *