Resultados Concurso Escola do Samba 017

Foram divulgados os vencedores do Concurso Escola do Samba 017 promovido pela Projetar.org


TEMA

Com o objetivo de contribuir com o aperfeiçoamento, formação e divulgação de um portfólio consistente, o Portal Projetar.org realiza concursos de ideias para estudantes de arquitetura. O processo é totalmente online, e os prêmios incluem dinheiro e publicação dos projetos em sites e blogs de alcance nacional.

No ano que marca a comemoração do centenário do samba, o concurso 017 da Projetar.org propõe aos estudantes criar um espaço social e cultural dedicado à este estilo musical na região do centro histórico do Rio de Janeiro, objetivando sua perpetuação por meio do ensino e a apresentação deste que é o estilo musical mais característico do Brasil.

Assim como outros concursos da Projetar.org, trata-se de uma iniciativa independente, movida pela pergunta “e se?”. Como exercício acadêmico, que visa estimular a criatividade dos alunos, o pavilhão não tem qualquer intenção de ser efetivamente realizado e construído. O objetivo é oferecer aos alunos tanto uma vitrine para que possam mostrar sua capacidade projetual quanto a possibilidade de observar suas formas de resolver problemas de projeto em relação às de outros alunos.

O surgimento do samba é consequência direta da miscigenação cultural africana ocorrida no Brasil com o advento da escravidão. Com origem na Bahia da década de 1860, o samba de roda é considerado como a primeira manifestação musical do samba como o conhecemos hoje, com caráter coletivo, versos de improviso e refrões cantados em grupo. Os versos irreverentes e o humor, criados como forma de mascarar o sofrimento, se transformaram em características inconfundíveis.

Com a transferência da mão-de-obra escrava da Bahia e com o fim da escravatura, os escravos libertos deslocaram-se em direção à capital do país, onde o samba entrou em contato com outros gêneros musicais, como a polca, o maxixe e o xote, e adquiriu seus ritmos singularmente característicos.

A gravação da música “Pelo telefone” no ano de 1916 marca o nascimento do samba como movimento musical. Na década de 1930 o samba ganhou espaço na indústria fonográfica e também foi usado pela política de Getúlio Vargas como símbolo nacional. Na década de 1940 Carmen Miranda se torna um dos grandes ícones internacionais do samba e do Brasil. A influência americana após a Segunda Guerra Mundial faz com que o samba recebesse grandes influências do jazz e, na década de 1950, João Gilberto e Tom Jobim fundariam o estilo derivado do samba conhecido como Bossa Nova.

A Escola do samba, objeto deste concurso, necessitará de infraestrutura de ensino e de apresentação teórica e prática. Deverá servir de reduto para o aprendizado das novas gerações, assim como local de apresentação. Será um local onde pessoas irão se encontrar para socializar e para aprender. Espera-se que este seja um edifício icônico para o Rio de Janeiro, atraindo a população de todo o país.


PRIMEIRO COLOCADO _ AR.0

Pedro Brito Santana – Universidade Presbiteriana Mackenzie – MACKENZIE – São Paulo/SP – São Paulo/SP

1


SEGUNDO COLOCADO _ SLTH

Jéssica Mulero Nantes – Centro Universitário Belas Artes de São Paulo – FEBASP – São Paulo/SP – Santo André/SP
Airton Rodrigues de Oliveira Filho – Universidade São Judas Tadeu – USJT – São Paulo/SP – Santo André/SP

2


TERCEIRO COLOCADO _ J30

Adeilton Feitosa da Silva – Universidade Federal de Pernambuco – Recife/PE – Recife/PE

3






MENÇÃO HONROSA _ JIG8868

Gabriel Akio Ponte – Universidade de Brasília – UNB – Brasília/DF – Lago Sul/DF

4


MENÇÃO HONROSA _ SOM MA

Erick Mizushima – Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR – Curitiba/PR – Curitiba/PR

5


mais informações em: http://projetar.org/concurso_ver/35/#


CADASTRE-SE E RECEBA NOVIDADES SOBRE O MUNDO ARQUITETÔNICO

O seu nome (obrigatório)

O seu email (obrigatório)

Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *