De imóvel padrão à lar dos sonhos de um jovem casal

Apartamento localizado na Praia do Campeche, em Florianópolis, passou por transformação após reforma gerenciada pelo engenheiro Rodrigo Pires.

A praia do Campeche, em Florianópolis (SC), foi o paraíso escolhido para ser o lar de um jovem casal. Para transformar a planta original no apartamento dos sonhos, os noivos optaram por contratar uma empresa de engenharia para fazer o gerenciamento da obra. “Esta é a alternativa mais segura para quem busca uma execução de excelência para o seu projeto. Com o suporte de um profissional qualificado, o cliente recebe uma obra com alto padrão de qualidade e evita as dores de cabeça que fazem parte do dia a dia de uma obra”, explica o engenheiro Rodrigo Pires, da ROPE Engenharia, um dos engenheiros responsáveis pela gestão da obra do apartamento no Campeche.

O amplo apartamento com vistas para o mar tem 40 metros quadrados de área externa e 208 metros quadrados de área interna – divididos em três suítes, um lavabo, salas de estar e jantar, espaço para exposição de pertences pessoais (memorial), cozinha, área de serviço e depósito.


1 - Crédito Rudi Razador

2 - Crédito Rudi Razador


Por se tratar de uma cobertura, foi necessário um planejamento minucioso para garantir o bom andamento da reforma e o menor impacto possível na vizinhança. O engenheiro responsável cita algumas das estratégias adotadas, entre elas a apresentação do projeto aos demais condôminos, visando a aprovação e compreensão de todos no decorrer da obra. “Tivemos que escolher materiais leves para não sobrecarregar a estrutura do prédio, achar soluções em instalações hidrossanitárias para viabilizar a mudança de local da cozinha e da área de serviço e organizar as entregas dos materiais, de modo a tornar o processo limpo e organizado. Contamos, inclusive, com guindastes para o transporte de materiais de grande porte”.

O rigor técnico com a equipe, composta por 10 profissionais, foi estendido aos critérios para compra de produtos e contratação de fornecedores. Tudo para garantir que a  reforma fosse ecologicamente correta. Entre as iniciativas adotadas, estão o descarte correto dos resíduos sólidos, a utilização de EPS (produto que não contamina solo, água e ar, 100% reaproveitável e reciclável) no preenchimento da antiga piscina que deu espaço a um ofurô, e o uso de telha alumínio na cor branca na cobertura metálica (visando a redução do calor e o bloqueio dos raios ultravioletas).

Após a reforma, o resultado foi um apartamento de cinema, que atendia todas as necessidades apontadas pelo casal de proprietários. “Transformamos um apartamento com área útil relativamente pequena em um mega apartamento, aproveitando a área externa como possibilidade para aumentar a área útil. O resultado foi perfeito, o apartamento está lindo e tudo funcionando como o esperado”, avalia Rodrigo Pires.






3 - Crédito Rudi Razador

4 - Crédito Rudi Razador

5 - Crédito Rudi Razador

6 - Crédito Rudi Razador

7 - Crédito Rudi Razador

8 - Crédito Rudi Razador

9 - Crédito Rudi Razador


Automatização também é destaque no projeto:

Pensando no conforto e praticidade do imóvel, os engenheiros e a equipe da Pamato Arquitetura e Urbanismo (que assina o projeto do apartamento) apostaram em soluções tecnológicas, tais como o sistema de pérgolas italiano (que por meio de um sistema automático retrai e permite diferentes configurações para a sacada, que pode ser integrada a área interna) e automatização de cortinas, ar condicionado, pergolado, televisão e iluminação – que podem ser acionados por dispositivos com sistema Android e iPhones.


Ficha técnicaEngenheiros responsáveis: Rodrigo Pires (ROPE Engenharia) e André Becker Ferrari (Quared Engenharia)

Projeto arquitetônico: Pamato Arquitetura e Urbanismo

Mobiliário de alto padrão: Bontempo


POST ELABORADO POR

Grayce Rodrigues _ Jornalista

* Crédito das fotos: Rudi Razador

As informações que constam na postagem são de responsabilidade de seu autor.


CADASTRE-SE E RECEBA NOVIDADES SOBRE O MUNDO ARQUITETÔNICO

O seu nome (obrigatório)

O seu email (obrigatório)

Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *