Dicas – Como reutilizar caixotes na decoração

Os caixotes de feira de madeira servem para transportar frutas, legumes e hortaliças e são facilmente encontrados em feiras livres, mercados, sacolões e centros de abastecimentos. Antigamente era muito fácil encontrá-los gratuitamente, mas atualmente com a moda de reutilizar caixotes de feira na decoração, é comum achar feirantes vendendo o material, mas ainda assim, vale muito a pena.

TEXTO EXTRAÍDO DE: Dicas para reutilizar caixotes de feira na decoração – http://sustentarqui.com.br/dicas/caixotes-de-feira-na-decoracao/


Porque decorar com caixotes de feira é uma atitude sustentável?

Reaproveitar materiais e dar a eles uma nova utilidade é uma boa maneira de contribuir com o meio ambiente. Os caixotes de feira que são descartados pelos feirantes, podem virar lindos objetos, diminuindo os resíduos dos lixões e a necessidade de matéria-prima para a fabricação de novos objetos.


Cuidados ao reaproveitar caixotes de feira na decoração:

– ANTES DE LEVAR PARA CASA: Recomendamos sempre limpar bem o material antes de levar para casa. Como são feitos de madeira de baixa qualidade, são ambientes propícios ao desenvolvimento de fungos e bactérias, escolha somente os que estiverem bem secos e faça uma higienização antes de colocá-los no seu lar.

– CUIDADOS: As caixas de feira costumam ter muitas farpas, é preciso ter cuidado ao transportá-las. Para removê-las tem que lixar bem toda a superfície. Logo é necessário aplicar algum produto contra praga, fungos e bactérias, hoje felizmente já existem alguns ecologicamente corretos.

– SEGURANÇA: Se for utilizar em algo que levará peso, como uma estante, é bom reforçar a estrutura com parafusos, mas tenha cuidado para não rachar pois a madeira é frágil. Neste caso, escolha os mais fortes, dizem que os caixotes mais resistentes são os de transporte de laranjas.

– SE FOR PINTAR: Escolha tintas livres de COV, ou com baixos níveis destes. Entenda porque aqui.






Agora confira 10 dicas para reutilizar caixotes de feira na decoração:

1- Fruteiras com caixas de feira: Quase voltando a sua função original, as caixas podem ser pintadas ou apenas envernizadas e virar um ótimo móvel para guardar frutas e legume.

01

2- Pufes com caixotes de feira: Um caixote de feira com uma almofada em cima, simples e útil! Pode aproveitar como sapateira também.

02

3-Caixa de feira como mesa de cabeceira: Apenas com uma caixa de feira e um pouco de criatividade é possível fazer uma bela mesa de cabeceira.

03

4- Estantes: e prateleiras com caixotes de feira: Caixas de feiras empilhadas ou simplesmente fixadas na parede são ótimas para guardar livros e objetos de decoração.

04

5- Mesinhas de apoio feitas com caixas de feira:

05

6- Como cachepô: Um cachepô é uma espécie de elemento decorativo que envolve os vasos de flores, plantas e ervas, um caixote de feira pintado ou rústico cumpre perfeitamente esta função.

06

7- Caixotes de feira no banheiro Por ser um ambiente úmido é preciso atenção redobrada. Mas tomando os cuidados que citamos acima, os caixotes podem ser ótimos para guardar toalhas e enfeitar o banheiro.

07

8- Na cozinha: Também é preciso atenção redobrada neste ambiente, mas bem cuidadas as caixas servem como armários bem úteis na cozinha.

08

9- Caixas de feira iluminadas: Como luminárias ou nichos iluminados, as caixas podem ser o destaque da iluminação do ambiente.

09

10-Decoração com caixotes de feira em espaços comerciais: Quem pensa que reutilizar caixotes de feira na decoração é só para casa? Tem várias lojas e restaurantes pelo mundo adotando esta prática sustentável!

10


TEXTO EXTRAÍDO DE: Dicas para reutilizar caixotes de feira na decoração – http://sustentarqui.com.br/dicas/caixotes-de-feira-na-decoracao/

Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *