Homenagem a Zaha Hadid

Zaha Hadid faleceu no dia 31 de março/2016 aos 65 anos, e eu não poderia deixar de prestar uma homenagem (mesmo que singela) a esta grande Arquiteta.

Presença constante aqui no blog, por motivos óbvios, além de ser super talentosa e servir de inspiração para muitos arquitetos, Zaha Hadid é minha arquiteta favorita!

zaha

Desde o início do blog estamos comentando seus projetos. Tem também uma matéria especial ”Week Architects” onde falamos um pouco sobre a Arquiteta e seus projetos maravilhosos. Seguem os links abaixo para se deliciarem:





 

 

15 obras de Zaha Hadid

WEEK ARCHITECT

 

WEEK ARCHITECT – WEEK 1: ZAHA HADID – TERMINAL MULTIMODAL HOENHEIM NORD

WEEK ARCHITECT – WEEK 1: ZAHA HADID – ROSENTHAL CENTER FOR CONTEMPORARY ART

WEEK ARCHITECT – WEEK 1: ZAHA HADID – PHAENO

WEEK ARCHITECT – WEEK 1: ZAHA HADID – SPITTELAU

WEEK ARCHITECT – WEEK 1: ZAHA HADID – EDIFÍCIO DA BMW

WEEK ARCHITECT – WEEK 1: ZAHA HADID – LFONE

33-35 Hoxton Square

Ampliação do Ordrupgaard Museum

Vitra Fire Station – Corpo de Bombeiros

MAXXI – museo nazionale delle arti del XXI secolo


Boris Johnson, Prefeito de Londres tweetou: “Tão triste em saber da morte de Zaha Hadid, ela era uma inspiração e seu legado permanecerá nos maravilhosos edifícios em Stratford e em todo o mundo.”

Daniel Libeskind tweetou:  “Devastado pela perda de uma grande arquiteta e colega hoje. Seu espírito viverá em sua obra e em seu estúdio. Todos sentimos muito.”

John McAslan comentou ao AJ: “Esta é uma notícia devastadora e trágica. Zaha Hadid era uma força fenomenal no mundo da arquitetura. Um caráter incrível – brilhante, destemida e insubstituível.”

Michael Kimmelman: “Triste notícia. Ela era impressionante, uma revolucionária e uma mulher poderosa que mostrou que a arquitetura não é um jogo apenas para homens.”

MVRDV: “É com grande pesar que recebemos a notícia sobre o falecimento de Zaha Hadid, uma arquiteta que teve um efeito tão profundo em nosso campo.”

Paola Antonelli, Curadora Sênior de Arquitetura e Design do MoMA tweetou: “Estou tão chocada. Não tenho palavras.”

Paul Goldberger tweetou: “Chocado e profundamente triste de saber da notícia do falecimento de Zaha Hadid: uma das maiores figuras da arquitetura de nossos tempos.”

Prêmio Pritker de Arquitetura: “A família Pritzker e a organização do Prêmio Pritzker de Arquitetura estão profundamente entristecidos com o falecimento da Dama Zaha Hadid. Ela foi uma verdadeira pioneira no campo da arquitetura. Laureada do Prêmio Pritzker em 2004, ela representa as maiores aspirações do Prêmio Pritzker de Arquitetura. “

Richard Rogers comentou ao The Guardian: “Ela foi uma grande arquiteta, uma mulher e uma pessoa maravilhosa… Entre os arquitetos que despontaram nas últimas décadas, nenhum teve mais impacto que ela. Ela encontrou seu caminho na profissão como mulher. Ela foi a primeira mulher a ser premiada com o Prêmio Pritzker.”

Yale School of Architecture: “A arquitetura perdeu hoje um de seus maiores expoentes. Zaha Hadid faleceu. Zaha era o Norman Foster da atualidade. Professora convidada da Yale School of Architecture, onde ela lecionava regularmente desde 2001. Sua ausência será muito, muito sentida.”

Ma Yansong comentou ao ArchDaily: “A vida de minha mentora Zaha Hadid é uma história inspiradora de luta por independência, igualdada e respeito, ao mesmo tempo que é uma batalha por progresso e mudança. Ela amava e abraçava o mundo com sensibilidade e crítica. Muitos compreenderam sua determinação ousada e perspectiva inequívoca. Suas impressionantes obras capturam o mundo como um lugar otimista e belo, e permitem à arquitetura cativar novos públicos. Como seu aluno, há quinze anos, fui inspirado e encorajado por sua força e visão, e ela sempre continuará a inspirar a mim e a todos que experienciam suas obras.”


VANESSA

 

Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *