Concurso de ideias para Porto Alegre

Com o objetivo de promover a discussão dos diferentes setores para o desenvolvimento urbano e sustentável da cidade de Porto Alegre, elaborando um portfólio com ideias e alternativas para a criação e qualificação de ambientes da Capital, a Secretaria Municipal de Urbanismo (Smurb), em parceria com entidades da sociedade civil organizada e universidades, lançará em março o Concurso Público Regional 35 Ideias para a Porto Alegre de 2050.

O concurso será destinado a estudantes de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil e Design de faculdades do Rio Grande do Sul e a todos os profissionais habilitados nas respectivas profissões, com situação regular perante os conselhos (CAU/RS e CREA/RS). O concurso irá abordar três grandes temáticas: Qualificação da Paisagem Urbana, Infraestrutura Urbana e Cidade Policêntrica. As propostas deverão almejar a melhoria da qualidade de vida urbana, com um uso mais racional e eficiente dos espaços e dos recursos ambientais.

De acordo com o secretário da Smurb, Valter Nagelstein, o objetivo é construir o concurso da maneira ampla, contando com a participação de universidades e entidades da sociedade civil organizada para a sua organização. “Precisamos voltar a pensar a nossa cidade a longo prazo, buscando alternativas e soluções para a melhoria da qualidade de vida urbana, para tornar nossa cidade mais justa, humana e aprazível”, afirma.

O edital do concurso está sendo elaborado pela comissão formada por representantes de universidades e entidades da sociedade civil. A ideia é que o concurso faça parte do currículo acadêmico do primeiro semestre de 2016. Os 35 projetos selecionados serão incluídos na revisão do Plano Diretor de Porto Alegre, prevista para 2017 e publicados em livro pela prefeitura.





Texto de: Aline Brum
Edição de: Isabel Cristina Kolling Lermen

http://www2.portoalegre.rs.gov.br/spm/default.php?p_noticia=184196&SECRETARIA+REALIZARA+CONCURSO+DE+IDEIAS+PARA+PORTO+ALEGRE


CADASTRE-SE E RECEBA NOVIDADES SOBRE O MUNDO ARQUITETÔNICO

O seu nome (obrigatório)

O seu email (obrigatório)

Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *