CURSAR OU NÃO CURSAR (ARQUITETURA), EIS A QUESTÃO

Está querendo cursar a faculdade de arquitetura, mas ainda tem dúvidas?

Arquitetura e Urbanismo é um curso que contempla várias áreas: interiores, urbanismo, cenografia, design gráfico, construção, paisagismo, projetos em geral… Enfim é uma formação completa, com várias possibilidades de especialização.


arquitetura_seculo_21_01-500x707


 

A grande dúvida da maioria dos interessados em cursar arquitetura é o desenho: ‘’preciso saber desenhar bem?’’ A resposta é não, não precisa desenhar bem, pois no curso tem disciplinas especificas que irão dar a base necessária para que tenhas noção de desenho, pintura, escala e dimensões. Mas se souber desenhar bem, seu talento será aproveitado.

A criatividade é um item fundamental, pois o mercado valoriza o profissional diferenciado, que se destaca, e uma aliada incrível é a curiosidade. O estudante que se dedica, que procura novidades, que busca meios diferentes de tirar dúvidas, que busca inspirações, enfim, que não fica parado, esse sim, se destaca.

Na grade curricular existem disciplinas que envolvem física e matemática, cálculo estrutural, instalações elétricas e hidrossanitárias, mas em todas se dá um jeito, estudando. Como a arquitetura abrange várias áreas, precisamos saber um pouco sobre cada uma, para mais tarde, conferir o trabalho de outras pessoas. Por exemplo, um engenheiro civil fará o cálculo estrutural de uma construção, e o arquiteto tem conhecimento para conferir esse cálculo, e questionar caso encontre algo estranho, o mesmo acontece com projeto elétrico e hidrossanitário… além disso, o lançamento do projeto arquitetônico será muito mais fácil, pois o arquiteto sabe dos cuidados básicos a serem tomados nessas diferentes áreas, evitando revisões e correções que causam muitas dores de cabeça no futuro.

Como já falamos em outros posts, a Arquitetura está diretamente relacionada com a Arte, e consequentemente com Cultura e História. Então é bom que goste dessas áreas, pois uma complementa a outra, e o estudante que usa isso a seu favor com certeza terá trabalhos melhor elaborados.

Existem muitas escolas que formam vários profissionais todos os anos, então a concorrência na área é enorme, logo, o aluno deve se dedicar ao máximo, estudar, pesquisar, procurar ajuda, ler muito, saber das técnicas, e irá se destacar.

O curso de Arquitetura é muuuuuuiiiitoooo prazeroso, pra quem gosta, pois também é bem desgastante, requer muito tempo extra (só o horário da aula não é suficiente para elaborar trabalhos e estudar), muitas noites em claro, enfim, é pra quem gosta realmente.





No site da Guia do Estudante – Editora Abril tem um Teste Vocacional que pode ser interessante para te ajudar a decidir.

http://guiadoestudante.abril.com.br/testes-vocacional/teste-arquitetura-carreira-voce-510225.shtml


POST POR

ASSINATURA_VANESSA17

 


CADASTRE-SE E RECEBA NOVIDADES SOBRE O MUNDO ARQUITETÔNICO

O seu nome (obrigatório)

O seu email (obrigatório)

Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *