Bagé _ Palacete Pedro Osório

O palacete em estilo neoclássico, foi construído no início do século XX pelo médico Dr. Pedro Osório. Sediou muitas reuniões políticas durante a Revolução de 1923.

Fica localizado no centro da cidade, na Avenida Tupy Silveira, número 1436, próximo a praças, escolas, igrejas, entre outros.


01

02

03

04

05


Consiste em uma construção em mármore, granitina, vitrais, bronze e ferro.

Não se sabe ao certo, se serviram de inspiração, mas dizem que se assemelha com uma residência de Bologna na Itália, e também com outra em Paris, que teria os cães que aparecem sobre o portão de acesso.

As estátuas dos cães foram executadas em ferro fundido, e inseridas alguns anos após a conclusão da construção do palacete. O historiador José Francisco identificou os cachorros no catálogo do século XIX da Fundição Val d’Osne.

Ao lado da edificação existe um bosque, com árvores plantadas por Pedro Osório, que adorava vegetação. O interessante é que cada árvore possui uma placa onde consta o nome de sua espécie, e o poder público já possui um projeto aprovado para revitalizá-lo e liberá-lo para visitação pública.

No ano de 1955 passou a sediar o Colégio Estadual Carlos Kluwe, mas hoje abriga a Secretaria da Cultura de Bagé.

No ano de 2006 foi declarado patrimônio do Estado, sendo recuperado com recursos do BNDES.





”O prédio foi construído no início do século XX, pelo médico Dr. Pedro Osório. Possui estilo neoclássico, com mármore, vitrais e ferro. Há quem diga que é uma réplica de uma casa existente em Bologna (Itália), outros dizem que é réplica de uma casa em Paris, que teria inclusive os dois cachorros. As duas estátuas dos cachorros, em ferro fundido, foram colocadas alguns anos depois da sua conclusão.

Existe junto ao prédio, um bosque plantado por Pedro Osório, que era apaixonado por plantas e árvores. Até hoje o bosque é orgulho para os bageenses.

A partir de 1955 foi sede do Colégio Estadual Carlos Kluwe, e hoje abriga a Secretaria da Cultura do município.”


Fonte: cidadebage.blogspot.com.br


Post:

VANESSA

Imagens:

VINICIUS


Veja mais postagens sobre Bagé/RS:

CADASTRE-SE E RECEBA NOVIDADES SOBRE O MUNDO ARQUITETÔNICO

O seu nome (obrigatório)

O seu email (obrigatório)

Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *