Concurso Presídio Inclusivo

TEMA

Deficiente, insalubre e superlotado, o sistema carcerário brasileiro é o quarto mais populoso do mundo, e a quantidade de presos mais que dobrou nos últimos 10 anos. Estudiosos alegam que tal situação é consequente de 2 fatores: falta de investimento na educação pública, alicerce fundamental de qualquer sociedade; e do modelo carcerário utilizado atualmente no país.

O êxito de um determinado modelo carcerário é medido por meio da análise do percentual de reincidência criminosa. O percentual de reincidência criminosa no Brasil é de aproximados 70%, ou seja, a cada 10 prisioneiros libertados, 7 voltarão a cometer crimes. Para efeito de comparação, Estados Unidos possuem aproximados 60% de reincidência, e a Europa continental aproximados 55%. Esta comparação nos permite analisar que o índice de reincidência não está diretamente ligado ao Índice de Desenvolvimento Humano – IDH de um determinado país, estando mais ligado à estruturação de seu sistema carcerário.

Exemplos de países em que o índice de reincidência chega a 20%, como a Noruega, nos mostram outras formas de resolver a questão. A grande diferença deste modelo é que, ao invés de focar na punição, foca-se na reabilitação do ser humano na sociedade. Para que estes altos índices de resocialização sejam atingidos, todo o sistema teve que ser revisto, e isto incluiu também a forma como a arquitetura dos presídios foi projetada, focando na maximização da socialização entre prisioneiros e na minimização de tempo ocioso em seu dia.

Assim, buscando a reabilitação da sociedade brasileira como um todo, a proposta do Concurso 012 do Portal Projetar.org é que os estudantes projetem um presídio inclusivo, um espaço que favoreça a resocialização do ser humano e que colabore com a redução dos índices de reincidência criminosa no país.


PRAZOS

24/08/2015 – Lançamento do concurso;
26/08/2015 – Lançamento do edital e abertura das inscrições;
05/10/2015 – Prazo final para inscrições das equipes;
12/10/2015 – Prazo final para entrega das propostas pelas equipes inscritas;
02/11/2015 – Publicação dos resultados no Portal Projetar.org


Mais informações em: http://projetar.org/concurso_ver/29/


CADASTRE-SE E RECEBA NOVIDADES SOBRE O MUNDO ARQUITETÔNICO

O seu nome (obrigatório)

O seu email (obrigatório)

Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *