TIMBER STRUCTURE – SALÃO DE ARCO E FLECHA E BOXE

Referência: Timber Structure – Salão de Arco e Flecha e Boxe

Arquitetos: FT Architects

Local: Tóquio, Japão

Ano de projeto: 2013

Área: 106m² salão de arco e flecha + 92,75m² sala de boxe


archery03


Dois espaços e duas funções compõem o projeto: um salão para treinamento de arco e flecha e uma sala para treinos de boxe. Apesar de parecerem muito distintas, essas técnicas foram trabalhadas para se obter dois ambientes complementares, respeitando as peculiaridades de cada uma.

O projeto foi solicitado pela Universidade Kogakuin de Tóquio; uma das exigências era por estrutura de baixo custo sendo executada em madeira de origem local, que proporcionasse espaços acessíveis, com grandes vãos e que inspirasse os alunos. Então foram projetados dois ambientes com medidas iguais de 7,20 x 10,80 metros livres, sem pilares. Estas medidas remetem a um tempo japonês tradicional. Para garantir o vão livre, foi feito um estudo entre os métodos de baixo custo de construção em madeira, chegando a esta solução inovadora e bela.


archery04

archery05

archery08

boxing03

boxing04

boxing05


Normalmente não são utilizadas madeiras com seções de pequeno porte para a estrutura, sendo bastante utilizadas na fabricação de móveis, mas esta foi a grande jogada neste projeto. Pequenas seções de madeira compõem a estrutura do salão de arco e flecha, enquanto os elementos de sobra, que seriam descartados, foram utilizados na estrutura da sala de boxe, e a velha conhecida madeira aparece de cara nova.

Os dois tipos de estrutura foram fixados com parafuso e porca, mas tudo devidamente estudado para garantir a leveza da estrutura, que é presença marcante nos dois ambientes. O desenho da estrutura destacou o vazio que as salas possuem, sem pilares.


004

archery00

archery02

archery06

archery07

boxing00

boxing07

boxing08


Por:

ASSINATURA_VANESSA17

Imagens: Fotógrafo Shigeo Ogawa (disponíveis no site da FT Architects)


CADASTRE-SE E RECEBA NOVIDADES SOBRE O MUNDO ARQUITETÔNICO

O seu nome (obrigatório)

O seu email (obrigatório)

Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *