FUNDAÇÃO SCHEFFEL – MANTENDO A CULTURA VIVA

Em maio deste ano foi oficialmente informado que uma área importante do Bairro Hamburgo Velho (centro histórico de Hamburgo Velho) no município de Novo Hamburgo com mais de 60 imóveis deve ser tombada como patrimônio histórico nacional, sendo oficializado no Diário Oficial da União (DOU) no dia 08/05/2015.


1_dscf1623-714202

Fundação Scheffel


 

Incluído no tombamento está o acervo artístico da Fundação Scheffel de Novo Hamburgo. Segundo o DOU, ambos passam a contar com a proteção do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Mediante isso, qualquer reforma deve ser autorizada pela Superintendência do Iphan no Rio Grande do Sul.

Conforme a arquiteta da Prefeitura de NH, Hannelore Tessmer, a área que será tombada abriga alguns dos imóveis mais antigos da cidade, sendo preservadas as igrejas, o Parcão e muitas casas antigas.

Entre os imóveis estão a igreja evangélica Três Reis Magos, construída em 1898; o bar Maracanã, 1950; a Casa Heller, 1850; a Casa que abriga a Fundação Scheffel, 1890; e a igreja católica Nossa Senhora da Piedade, 1935. Além destes, a Casa Schmitt Presser (foto abaixo de quando visitei a Casa) e o Lar da Menina, já haviam sido tombados individualmente.


DSC07133

Interior da Casa Schmitt Presser


CLIQUE AQUI PARA VER OS IMÓVEIS LISTADOS NO PROJETO DE TOMBAMENTO

Na ocasião, o artista Ernesto Frederico Scheffel (que infelizmente faleceu no dia de hoje), declarou estar muito feliz com a oficialização do tombamento. Desde 1974, Scheffel busca tornar a história do bairro pulsante.

”É muito gratificante. São memórias e debates muito ricos que foram construídos neste percurso de quatro décadas até essa publicação oficial”

”E é imperativo dizer do meu credo nos avanços promissores para o turismo de Novo Hamburgo como um todo e no significado positivo para a nossa cultura local e de toda a região do Vale dos Sinos. Haverá um avanço indubitável para a valorização de nossa importante memória em prol de todos e neste aspecto temos a prova de que avançamos como sociedade organizada.”

Publicação Oficial no DOU:

tombamento2-753185


Post por:

ASSINATURA_VANESSA17


CADASTRE-SE E RECEBA NOVIDADES SOBRE O MUNDO ARQUITETÔNICO

O seu nome (obrigatório)

O seu email (obrigatório)

Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *