Casa em Treia

Autor: Arq. Wespi de Meuron
Local: Treia, Marche, Itália
Ano: 2010
Área construída: 311m²
Área do terreno: 12500m²


 


Localizada em uma região montanhosa, com uma paisagem linda, e distante 12km da cidade de Treia, é uma construção antiga, com 300 anos, e boa parte foi destruído num incêndio em 1995. Agora a fachada deste bloco principal, de três pavimentos, possui proteção da autoridade municipal.
O complexo recebeu dois volumes térreos menores, um para rebanho, e outro era um celeiro com cobertura em balanço.


 


O projeto foi renovado e a edificação transformada em uma casa de férias, contendo hospedagem para convidados e piscina. A restauração preservou a construção e seu valor arquitetônico, sendo totalmente substituída a estrutura de madeira (pisos e cobertura).

A renovação mistura o antigo com contemporâneo, algumas vezes por contraste, outras pela fusão entre velho e novo. Como exemplo temos a cobertura, que foi restaurada de forma tradicional, com vigas primárias e secundárias, exibida com terra cota e cobertura com telhas curvas, enquanto os pisos alterados e as paredes internas são em gesso branco.


 

 


As superfícies brancas, além do contraste com a pedra, ajudam a manter a claridade dentro da edificação, e sensação de amplitude. Esta técnica possibilitou manter as aberturas pequenas, sem ter que fazer modificações.
As paredes em pedra foram respeitadas e preservadas. A parte norte da propriedade era praticamente uma ruína, servindo de inspiração para o projeto.


 

 

 

 

 

Fonte: http://www.wespidemeuron.ch/showPage.php?template=opere&id=74


CADASTRE-SE E RECEBA NOVIDADES SOBRE O MUNDO ARQUITETÔNICO

O seu nome (obrigatório)

O seu email (obrigatório)

Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *