Casa Fábrica

Autores: MSB Arquitetos
Local: Calheta, Portugal
Ano: 2010
Área construída: 250m²


 

A antiga fábrica está localizada numa zona residencial, porém a edificação possui uma imagem que distingue das demais. Os edifícios do entorno estão em estado de ruína, mas existe o objetivo de se preservar o que lá existe.

O edifício que abrigava a fábrica foi reabilitado de acordo com suas patologias, portanto a estrutura das paredes foi reforçada, e a cobertura e os acabamentos refeitos.


 

 


O seu interior é totalmente refeito, sendo mantida a cota dos dois pavimentos. O piso térreo possui uma cozinha e uma grande sala de estar, já o segundo pavimento abrigará três dormitórios. O novo programa foi inserido dentro do antigo prédio, de maneira totalmente inovadora, nada no interior será como era, tudo foi recriado, mas isso foi feito de modo que se possa perceber o que é antigo (casca) e o que é novo (interior) na edificação.

Para isto, criou-se uma ”separação” entre as construções, fazendo como se não se tocassem, sendo que os dormitórios ficam desanexados das paredes exteriores. A iluminação pelo vão entre as paredes, o que enfatiza a divisão, e mostra o novo volume suspenso por vigas metálicas.


 

 

 

 

 


O exterior do prédio foi mantido como original, porém o prédio que constituía a antiga padaria encontra-se em um estado que não permite reabilitação. O objetivo é o de manter a implantação, a volumetria e as características formais, então cria-se uma nova edificação no local.

A nova concepção do edifício-padaria agora abrigará uma pequena residência, tendo suas fachadas com uma nova dinâmica de aberturas, com vãos maiores e fechamento em chapa de madeira, o que deixa evidente a nova construção.
Existia uma ligação formal entre os edifícios, que se pretendeu manter inalteradas neste projeto.


 

 

 

 


Fonte: http://msb-arquitectos.net/pt/portfolio/casa-fabrica-da-manteiga-calheta-portugal-2010/


CADASTRE-SE E RECEBA NOVIDADES SOBRE O MUNDO ARQUITETÔNICO

O seu nome (obrigatório)

O seu email (obrigatório)

Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *