MAXXI – museo nazionale delle arti del XXI secolo

Autora: Zaha Hadid
Local: Roma – Itália
Ano: 1998-2009


 


Projeto vencedor de um concurso promovido pelo Ministério dos Bens e Atividades Culturais. O objetivo era criar um espaço para diferentes linguagens contemporâneas de design, moda e cinema, para isso, o projeto segue três palavras-chave: inovação, multiculturalismo e interdisciplinaridade.

Mistura concreto, ferro e vidro, que contrasta e complementa a paisagem da cidade antiga.


 


A forma arquitetônica surge das paredes que cruzam o espaço delineando trajetórias fluidas, e a própria intercessão das paredes divisórias que define os vários ambientes, tanto interiores quanto exteriores. Esse esquema se articula em três pavimentos, tendo o segundo pavimento vários pontos que unem os edifícios e as galerias.



A ideia é criar um espaço que não se esgote em um trajeto linear e ofereça percursos articulados, que proporcionem aos visitantes a possibilidade de sempre descobrir itinerários de visita.


 
Plantas baixas
O desenho do conjunto nos remete ao movimento. Abaixo uma pintura da própria Zaha Hadid, que diz fazer uso deste artifício pois facilita no momento da criação, por ser uma forma livre de expressão.
Pintura feita por Zaha Hadid

 CADASTRE-SE E RECEBA NOVIDADES SOBRE O MUNDO ARQUITETÔNICO

O seu nome (obrigatório)

O seu email (obrigatório)

Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *